quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

INTERNET E OS JOVENS PORTUGUESES

Situação das Tecnologias de Informação e Conhecimento em Portugal 2010
ü  A evolução das TIC em Portugal é recente de há 10/15 anos
ü  A televisão encontra-se em casa de 99% da população
ü  Metade da população tem 2 telemóveis, sendo a taxa de penetração de 150%
ü  60% dos agregados familiares têm computador
ü  54% desses agregados familiares têm acesso à Internet
ü  50 % dos acessos à Internet são por banda larga
ü  O Alentejo continua a ser a região do país onde se usa menos o computador e a Internet, sendo mais intenso o seu uso nas grandes áreas metropolitanas
ü  O uso do computador e da Internet decresce com o aumento da idade
ü  A TV digital por cabo já chega a 23% dos agregados familiares e já ultrapassou a TV analógica por cabo
ü  Portugal é o 2º país da UE27 com mais penetração da banda larga móvel e o 3º com banda larga fixa
ü  A banda larga, teve o maior crescimento médio anual de 21%, permitindo o contínuo crescimento da Internet.
ü  O sexo masculino utiliza mais o computador e a Internet do que as mulheres e quem tem formação superior utiliza mais estas ferramentas. Estas são usadas todos os dias, principalmente em casa, sendo os estudantes os seus maiores utilitários
Os jovens portugueses e a Internet
Partindo do estudo realizado por Abrantes, sobre a “Internet e os Jovens”, cujos resultados do Quebec-Canada constam em “Ecrãs em Mudança”(pp13-24), os resultados desse estudo referente aos jovens portugueses, sobre o que pensam sobre a Internet e que se encontra em http://www.bocc.ubi.pt/pag/abrantes-jose-carlos-jovens-internet.html , são:             
Ø  O que os jovens portugueses entre os 12-17 anos pensam acerca da Internet, não difere muito dos resultados apontados pelo estudo para o Quebec
Ø  Os jovens portugueses também sentem que a Internet é-lhes útil e que não é perda de tempo, pois é divertida, melhora a comunicação com outras pessoas, e ajuda nos estudos, sem impedir o convívio social.
Ø  Consideram inovadora e de fácil aprendizagem e que os seus conteúdos são fiáveis, mas consideram algum cuidado
Ø  Não são totalmente dependentes da Internet, havendo metade de jovens que podem prescindir e outra metade que é dependente, mas passam pouco tempo nos dias de semana, usando mais a Internet ao fim de semana
Ø  Dizem que é importante o domínio do inglês, pois consultam mais páginas em inglês, contrariamente ao estudo dos jovens do Quebec, embora não seja uma ameaça à língua portuguesa
Ø  Consideram mais agradável aprender com os livros do que com a Internet, embora a pesquisa seja eficaz nas duas modalidades
Ø  A escola e o professor continuam a ter importância e que não irão ser substituídos pela Internet, pois valorizam o convívio e as trocas pessoais
Ø  No futuro a Internet vai subsistir de igual maneira com outros media, como o telemóvel e a TV, considerando-os como direitos adquiridos
Ø  Consideram que no futuro, só se consegue arranjar emprego, se se souber utilizar e dominar a Internet
Ø  No futuro a Internet irá ter uma importância maior, para as compras online
Ø  Na pesquisa de páginas, utilizam constantemente motores de busca e revisitam várias vezes a mesma página
Ø  O controle parental não é muito forte, deixando-os à vontade e sozinhos nas suas navegações
Ø  A quase totalidade dos jovens utilizam diariamente o computador e a Internet e o seu domínio é adquirido através dos amigos e auto aprendizagem. Contrariamente ao estudo feito por Abrantes em 2002 para Portugal, actualmente a residência passou a ser o lugar privilegiado para utilização destas TIC , ficando a escola para 2º lugar
Ø  Em relação à utilização que os jovens fazem da Internet, serve principalmente para procurarem informação para trabalhos escolares, para comunicar através de mensagens em chats, fóruns, blogues, messenger, receber e enviar emails e para lazer em jogos, música, fotos, e filmes
A sociedade da informação e do conhecimento e a Educação
Desde 2006, houve uma evolução muito grande no equipamento escolar português, que se encontrava muito atrasado em relação aos outros países da OCDE. Com a introdução das TIC e da banda larga, ligando todas as escolas e com a distribuição de computadores portáteis, servindo como ferramenta educacional, mas também como forma de equipar todos os agregados familiares. As escolas devem fazer uso dessa tecnologia, nomeadamente com a utilização da Internet, no desenvolvimento da aprendizagem, porque:
v  estimula a curiosidade inata das crianças
v  é motivadora
v  permite enormes possibilidades de pesquisa
v  fornece informações para o desenvolvimento educativo
v  desenvolve a autonomia das crianças
v  desenvolve o raciocínio lógico na elaboração das pesquisas e na escolha das informações válidas e fiáveis
v  combate o insucesso escolar e o abandono escolar
v  permite a troca de informações com outras comunidades escolares
Tem que se criar condições para que as escolas estejam equipadas com as novas ferramentas de informação e comunicação, mas também tem que se reinventar, reestruturar, adaptar novos comportamentos e formas de trabalhar. É necessário que as escolas ensinem a trabalhar com as novas ferramentas tecnológicas, mas também a trabalhar a informação por elas gerada. A Escola tem que:
*       Educar para os media, ensinando a manusear, a compreender as informações produzidas, a interpretar essas informações
*       Desenvolver competências para produzir novos conhecimentos
*       Desenvolver a criatividade, o espírito crítico e construtivo 
*       Desenvolver novos valores culturais, morais, sociais e éticos
*       Abandonar o espírito competitivo e desenvolver o colaborativo
A escola tem o papel fundamental na sociedade, para passar do mito da sociedade da informação e conhecimento de Tornero, para a construção e desenvolvimento dessa mesma sociedade, na formação do cidadão, pleno da sua liberdade, autónomo e consciente do compromisso de participação que terá de ter na nova sociedade do conhecimento.
Bibliografia:
Abrantes, J.C – “Ecrãs em Mudança”, Livros Horizonte,2006
 Tornero, J.M.P. – “O futuro da sociedade digital e os novos valores da Educação para os Media” – disponibilizado online Uab
 Abrantes, J.C. – Relatório final “ Os jovens e a internet: representação, utilização, apropriação”, - http://www.bocc.ubi.pt/pag/abrantes-jose-carlos-jovens-internet.html
 Governo de Portugal -Notícias ,2005 - http://www.portugal.gov.pt/pt/GC18/Noticias/Pages/20101105_Not_SocInf.aspx
 Umic – Estudo “A Utilização de Internet em Portugal 2010” no Quadro do “World Internet Project“ - http://www.umic.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=3494&Itemid=161
Destaque INE, 2010 - http://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_destaques&DESTAQUESdest_boui=83386604&DESTAQUESmodo=2
 Destaque INE, 2009 - http://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_destaques&DESTAQUESdest_boui=42406406&DESTAQUESmodo=2

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