domingo, 29 de janeiro de 2012

Vetores de intervenção educativa para as imagens

Os vectores de intervenção para a educação para as imagens passam principalmente pela presença activa do adulto educador (professor, pais, encarregados de educação). Se as crianças souberem que estão acompanhadas pelos adultos conseguem se distanciar melhor das imagens violentas e se libertarem dos sentimentos negativos. Assim os educadores devem:
- Incentivar as crianças a expressarem as suas emoções, para que elas as entendam melhor e saberem gerir os seus sentimentos.
- Os adultos têm que estar disponíveis para ouvirem as crianças, pois uma forma delas se livrarem dos sentimentos negativos é falando deles. Assim se a criança souber que tem um adulto disposto a ouvi-la, a acompanha-la e a validar as ideias que construíram sobre as imagens, falando com elas, conseguem aliviar esse stress.
- Não se deve obrigar as crianças a falar, pois há crianças que têm primeiro que fazer as suas representações corporais e psíquicas, assimilando e organizando as imagens, para depois poderem falar sobre elas.
- os educadores e os produtores das séries/ filmes com imagens violentas deveriam explicar como são feitas essas imagens, como são feitos os efeitos especiais, que são actores que fingem as cenas( making off), para a criança puder se distanciar dessas imagens e distinguir entre a ficção e a realidade, entre o que viu e o que imaginou.

Bibliografia: Abrantes,J. C. (Coord.) (2006) . Ecrãs em Mudança, Lisboa: Livros Horizonte

Sem comentários:

Enviar um comentário