- Incentivar as crianças a expressarem as suas emoções, para que elas as entendam melhor e saberem gerir os seus sentimentos.
- Os adultos têm que estar disponíveis para ouvirem as crianças, pois uma forma delas se livrarem dos sentimentos negativos é falando deles. Assim se a criança souber que tem um adulto disposto a ouvi-la, a acompanha-la e a validar as ideias que construíram sobre as imagens, falando com elas, conseguem aliviar esse stress.
- Não se deve obrigar as crianças a falar, pois há crianças que têm primeiro que fazer as suas representações corporais e psíquicas, assimilando e organizando as imagens, para depois poderem falar sobre elas.
- os educadores e os produtores das séries/ filmes com imagens violentas deveriam explicar como são feitas essas imagens, como são feitos os efeitos especiais, que são actores que fingem as cenas( making off), para a criança puder se distanciar dessas imagens e distinguir entre a ficção e a realidade, entre o que viu e o que imaginou.
Bibliografia: Abrantes,J. C. (Coord.) (2006) . Ecrãs em Mudança, Lisboa: Livros Horizonte
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