quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Simulação para um debate sobre " A importância de comunicarmos"

Três possíveis pontos, a constar da agenda do debate “ A importância de comunicarmos”:
A) O que é e para que serve a comunicação
B) Como se comunica
C) A comunicação no futuro
 A) O que é e para que serve a Comunicação: Todos os seres vivos comunicam, desde os animais ao homem. No ser humano a comunicação serve para: Antropologicamente, a comunicação permite conhecer as origens e evolução histórica do Homem, por exemplo, através dos desenhos rupestres. Historicamente, a comunicação permite a continuação da existência humana, pois chegando a entendimentos, evita conflitos e problemas, caso contrário haveria disputas que poderiam extinguir o ser humano. Sociologicamente, a comunicação é uma forma da integração social do homem através dos seus relacionamentos e desenvolvimento da cidadania. Etimologicamente, a palavra comunicação vem do latim communis, colocar em comum os seus sentimentos, emoções, pensamentos, ideias, de forma à criação da sua própria identidade. Através da comunicação, também se aprende sobre a troca de experiências pessoais, com os relatos de acontecimentos de gerações passadas, com a transmissão de ensinamentos culturais, contribuindo para a evolução futura, tendo uma função pedagógica. Por fim, o acto de comunicar, não é abstracto, tem implícita uma rede cognitiva, que através de impulsos do sistema nervoso, consegue descodificar e responder de forma a manter a comunicação, contribuindo para o seu desenvolvimento sensorial e biológico.
Já vimos para que serve a comunicação, mas o que é Comunicação? Segundo Beaudichon (2001), a comunicação pode ter várias definições, do ponto de vista do:
- Senso comum – os dicionários franceses Petit Larouse e Littré, definem a comunicação como “acção de comunicar alguma coisa: noticia, mensagem, informação”, ou no Dicionário de Língua Portuguesa da Porto Editora “ dar a conhecer; divulgar; anunciar; informar; transmitir algo,..relacionar-se; exprimir-se; falar…”
- Psicólogos – comunicação é a transmissão de informação entre uma fonte e um receptor, através de um canal e pode ser deformada, por causa de erros ou ruídos, causando ao descodificador ambiguidades na sua interpretação (Shannon e Weaver, 1949)
- Sociólogos - comunicação é a interacção entre indivíduos, estabelecendo relações interpessoais entre eles
- Linguístico – assenta na definição de Shannon e Weaver, onde a transmissão de informação é feita por meio de mensagens que assentam numa linguagem.
Em conclusão, viver em sociedade, sobreviver e o desenvolvimento da mesma, assenta na colaboração entre os indivíduos a ela pertencentes, conseguida recorrendo à cooperação entre todos, assente na comunicação. Esta consiste na transmissão de mensagens, que comportam informação, entre uma fonte e um receptor, por um canal, sujeito a ruídos, numa base de interacção entre indivíduos.
 B) Como se comunica: A comunicação assenta no modelo de Shannon e Weaver e incorporando o modelo de Lasswell (a azul)
Emissor – quem transmite a mensagem, codificada
Receptor – A quem recebe a mensagem, descodifica-a e reage com que efeito, retornando-a ao emissor – feedback (resposta)
Mensagem – conteúdo de informação que diz o quê
Canal – veículo por onde a mensagem é transmitida – através de que meio, sofrendo interferências, ruído
A forma de comunicação interpessoal, tem uma linguagem Verbalescrita ou oral  e Não verbalvector visual: gestual/mímica, expressões faciais, olhar, postura; vectores voco - acústicos: utilização do tom de voz, silêncio, pausas, ritmo; vector táctil, térmico, olfactivo: toque, odores; simbólica ou emblemas: uso de vários símbolos identificadores de personalidade e status.
Os canais utilizados são o canal auditivo, visual e cinestésico e os seus meios são o telefone, rádio, jornais, revistas, televisão, cinema, internet, email, audiovisuais, arte,…
A comunicação requer uma interacção, podendo haver relações interpessoais, entre 2 ou mais indivíduos - comunicação bilateral (diálogo, discurso, conversação, debate) ou relações intrapessoais, quando só existe 1 indivíduo – comunicação unilateral (caso do solilóquio – falar consigo próprio, ou monólogo - falar sozinho, mas na presença de outros, numa só direcção).
C) A comunicação no Futuro: A comunicação tem evoluído a grande ritmo, muito por culpa do desenvolvimento tecnológico que fez evoluir os meios de comunicação e que contribuiu para o desenvolvimento da comunicação de massa. A sociedade está a transformar-se em sociedade digital (Tornero, 2007), com o crescente poder da televisão, telemóvel e internet . Estes meios vieram a acabar com as barreiras físicas, espaciais e temporais. Agora a comunicação e a crescente informação, já não conhecem fronteiras de países, barreiras de deslocação e de espaço e termina com a noção da hora e do dia, pois a qualquer altura do dia ou da noite, ela encontra-se acessível a uma enorme velocidade de transmissão, passando a vivermos numa realidade virtual (Tedesco,2000 e Tornero,2007). Contudo as pessoas isolam-se à frente dos ecrãs, deixam de conviverem de saberem articular o pensamento com o conhecimento, tornam-se pessoas irreflexivas e desprovidas de sentimentos. O excesso de informação muitas vezes não verificada e confirmada, transforma-se em desinformação e conduz a uma literacia do conhecimento.
Como diz Saramago (Maniére de Voir, 1999)“A informação só nos torna mais sábios se ela nos aproxima das pessoas… Pode-se ignorar o mundo, não saber em que universo social, económico e político se vive, e dispor de toda a informação possível. A comunicação deixa, assim, de ser uma forma de comunhão.”
O conhecimento e a informação deverão se utilizados em proveito do desenvolvimento humano, de forma global e assente nos princípios do conhecimento pertinente de Morin, do saber ser e fazer com espírito crítico, criatividade e inteligência, pondo em prática os 4 Pilares da Educação de Delors, no uso das novas tecnologias.
As três estratégias a utilizar para fomentar a discussão no debate:
A) Utilização de linguagem adequada
B) Recurso às Novas Tecnologias da Informação e Comunicação
C) Solicitar o feedback
  A) Utilização de linguagem adequada: Utilizando correctamente a semântica e usando em conjunto a linguagem verbal e não verbal, contribui em muito para colocar interesse no debate e criar empatia nos intervenientes. O uso de linguagem adequada, apropriada e com clareza, de acordo com a idade das crianças, dentro do contexto, a um nível simétrico dos intervenientes, recorrendo à postura corporal, aos gestos, olhares, tom de voz cativante, vestuário, sorriso, evitando os silêncios, permite uma escuta activa por parte dos receptores.
  B) Recurso às Novas Tecnologias da Informação e Comunicação: Uma vez que o uso dos meios de comunicação já se encontra muito difundido e usado pelas camadas jovens, o recurso aos audiovisuais como meio de transmissão de mensagens, ajuda a cativar a atenção e a esclarecer. O uso de vídeos elucidativos, imagens cativantes e até por vezes provocadoras, prende a atenção, motiva o interesse e estimula os sentidos, o pensamento e a critica.
   C) Solicitar feedback: Solicitar a participação de uma forma harmoniosa, descontraída, sem incluir um julgamento, suscita à reflexão e até à utilização do espírito crítico do que foi apreendido, reduzindo falhas de comunicação e distorções. Aqui a interacção pode ser estimulada no sentido da colaboração de todos os intervenientes, podendo o moderador lançar questões práticas, fáceis de perceber e até de exemplos reais sobre o conteúdo do debate.
Bibliografia:
Rêgo, L.C.A. – “Teoria da comunicação, conceitos”:http://www.univ-ab.pt/~bidarra/hyperscapes/video-grafias-319.htm
Saramago, “Para que serve a Comunicação(1999)
Beaudichon,J. –  (2001) A Comunicação – Processos, formas e aplicações
Tornero, J. (2007). Comunicação e Educação na Sociedade de Informação
Delors,J.(1996) Educação um Tesouro a Descobrir
Tedesco, J.C.(1999) O Novo Pacto Educativo
Morin,E.(2000) Os Setes Saberes Necessários à Educação do Futuro
02/11/2010

Sem comentários:

Enviar um comentário