O vídeo http://www.youtube.com/watch?v=vrEmgfqEnAw&feature=related – QUERO DIMA 2 é referente a uma realidadeem 2011, no Brasil e exerce a sua acção nas crenças e valores, pensamentos e sentimentos do povo brasileiro. As técnicas de comunicação usadas são a música (característica do povo brasileiro), passagens fotográficas da candidata com palavras de ordem, claras e sem lugar a discussão, recorrendo à regra da simplificação Utiliza a ampliação evidenciando aquilo que dá força à candidata, esquecendo-se de outros problemas. Usa repetidamente os mesmos slogans, simultaneamente na música e nas palavras de forma à memorização da mensagem, recorrendo à orquestração. Finge ter as mesmas convicções religiosas do povo, alterando-as em proveito próprio, usando da regra da transfusão. Por fim explora o desejo de igualdade para todos, criando ilusão de um país para todos, pela regra do contágio.
Simplificação – “O Brasil não pode parar”
“Os sonhos não podem morrer”
Ampliação – “Mãe do PAC”
“Não quero retrocesso para o Brasil”
Orquestração – “Ela é Dilma, Dilma”
“Quero Dilma, Dilma”
Transfusão – Imagem da candidata a falar com o Senhor
“O Senhor é meu pastor nada me faltará”
Contágio – “… é a força feminina do Brasil de norte a sul…” – música
“Brasil soberano”
“Brasil é Dilma”
Bibliografia: Sociologia dos Media, Rieffel (2003
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