sábado, 28 de janeiro de 2012

O efeito dos media no público

Corrente Crítica – Esta corrente analisa os efeitos dos media no receptor e não tem em conta o efeito e reacções que o receptor tem dos media. Considera que os indivíduos são manipulados directamente pelos media, influenciando as suas atitudes e comportamentos. O braço grande que sai do televisor corresponde à existência de uma elite poderosa, que controla a sociedade de massas e também os media, neste caso a televisão. A personagem presa com fios de marioneta, representa a passividade do receptor, sujeitos a um conformismo e uniformização e os sacos nos braços representa a alteração de atitudes provocada pelos media na adesão em massa ao consumismo.
O receptor afinal é activo, porque faz uma selecção crítica da informação que lê e vê de acordo com a sua cultura e integração social. É necessário aos media conhecerem o perfil do seu publico, para agirem face às suas expectativas, com fim comercial, usando a técnica das sondagens. Como referido no enunciado, quanto maior exposição mediática maior a referencia na sondagem, podemos estar perante um agenda-setting, pois houve uma imposição na ordem do dia da informação seleccionada pelos media. Essa informação muitas vezes é em excesso, feita em directo para o sensacionalismo, usando da tecnologia de informação mais avançada, sem qualquer confirmação e verificação, caindo na desinformação.
Bibliografia: Sociologia dos Media, Rieffel (2003 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário