terça-feira, 5 de abril de 2011

Sessão de formação sobre a importância da psicologia do desenvolvimento na educação.

SESSÃO DE FORMAÇÃO
Tema: Como é feito o desenvolvimento intelectual das crianças
Destinatários: Pais e encarregados de Educação (EE)
Duração: 4 horas
Objectivos:
·   Dotar os pais/EE de competências que lhes permita diferenciar os vários estádios de desenvolvimento cognitivo dos seus educandos e intervir na sua educação de forma eficaz
§     Dotar os pais/EE de competências que os permitam compreender e identificar as influências do meio envolvente, da hereditariedade e dos factores psicológicos, que determinam o desenvolvimento intelectual das crianças
§     Esclarecer certas crenças, tradições e sensos comuns sobre o desenvolvimento e quais as suas consequências nas atitudes e comportamentos dos pais no desenvolvimento intelectual das crianças
§     Envolver e responsabilizar os pais/EE na construção do conhecimento metacognitivo dos seus educandos  
§     Dotar os pais/EE de competências que os permitam compreender a aplicação de métodos pedagógicos e das atitudes dos docentes fase a uma prática construtivista, numa sintonia de atitudes e responsabilidades entre os educadores (pais e professores) contribuindo, para o o desenvolvimento da inteligente eficaz e significativa nas crianças
§     Determinar conjuntamente com a instituição educativa e os pais/EE, as estratégias mais adequadas e as metodologias mais eficazes na aprendizagem construtiva das crianças, numa responsabilização colaborativa do desenvolvimento intelectual das crianças
Recursos a utilizar: Apresentação em powerpoint; textos fotocopiados para leitura,
Metodologia de trabalho:
§     Apresentação em powerpoint sobre algumas definições da psicologia do desenvolvimento: ensinar, aprendizagem, desenvolvimento, factores de desenvolvimento, teorias do desenvolvimento, crenças ou teorias implícitas, inteligência, inato, metacognição
§     Leitura e análise dos textos, identificação de situações apresentadas
§     Debate
Guião dos temas a abordar:
- Na apresentação do powerpoint, começar por perguntar o que se entende por ensinar e depois explicar que ensinar é transmitir e construir conhecimentos; é dar a conhecer; é indicar o caminho; é treinar; é educar; é um processo de aprendizagem
- Da mesma forma proceder com aprendizagem e explicar que é adquirir conhecimentos e que a aprendizagem é um processo contínuo, desde a concepção até à morte e que contribui para o desenvolvimento das pessoas. Só se consegue aprender quando se adquire um determinado estádio de desenvolvimento que permita novas aprendizagens e assim novo desenvolvimento
- Perguntar o que se entende por desenvolvimento e explicar que são todas as alterações físicas, psicológicas e comportamentais, ao longo da vida de uma pessoa e que é influenciado por factores psicológicos, biológicos, sociais e culturais (Tavares, 2007). O desenvolvimento é feito por estádios, contínuos, progressivos porque evoluem em complexidade, são cumulativos e hierarquizados. São influenciados por factores sociais e culturais e é na interacção das pessoas com o meio que se consegue o processo de desenvolvimento. Assim quanto mais interacções a pessoa fizer, mais rápido, eficaz e significativo será o seu desenvolvimento. Ao longo da vida as pessoas estão em constantes interacções e aprendizagens, logo estão em constante desenvolvimento que só termina com a morte e é o próprio homem que determina as suas aprendizagens e o seu desenvolvimento. È nessa acção do homem sobre o meio, que o modifica, e transformando-o. Para isso é necessário que esteja motivado e tenha um objectivo
- Identificar os factores cognitivos que contribuem para o desenvolvimento como a sensação dada pelos órgão dos sentidos, que permite perceber o que nos rodeia e detectar os estímulos dados pelo meio; a percepção que trabalha essa informação, codificando-a e descodificando-a para obter informações significativas de acordo com os factores hereditários, inatos e do meio envolvente que os influencia; a memória que armazena essas informações para serem utilizadas no quotidiano; a motivação que permite aprender, pensar, determinar os nossos comportamentos, com o objectivo de construir a nossa identidade e o nosso desenvolvimento; e a inteligência que depende de todos os outros factores para se desenvolver, bem como do meio e cultura que pode ou não contribuir para o seu desenvolvimento, mediante as atitudes que se têm das crenças que existem
- O conhecimento de teorias implícitas ou crenças por exemplo, que a educação é da responsabilidade dos professores e da escola, desresponsabiliza e distancia os pais do desenvolvimento cognitivo e metacognitivo das crianças. O desenvolvimento das crianças depende das interacções sociais entre os pais e professores, depende do contexto familiar e das atitudes e comportamentos que os pais têm acerca da educação das crianças, não as incentivando no conhecimento do seu próprio conhecimento (desenvolvimento metacognitivo) e não as motivando para se auto-aprenderem.

Bibliografia:
- Tavares, J. & Pereira, A.S., & Gomes, A.A., Monteiro, S., Gomes, A.(2007) Manual de psicologia do desenvolvimento e aprendizagem, Porto Editora, Porto
- Texto 1 & Texto 2 A natureza do desenvolvimento humano [online] UC Psicologia do Desenvolvimento, 2011, Universidade Aberta,
- Texto 3 Educação e psicologia do desenvolvimento [online], UC Psicologia do Desenvolvimento, 2011, Universidade Aberta
- Glossário [online] da UC Psicologia do Desenvolvimento, 2011, Universidade Aberta

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