Jean Piaget nasceu a 9 Agosto 1896, na Suíça, em Neuchâtel, filho de um professor de Literatura Medieval da Universidade de Zurique. A sua veia científica evidenciou-se aos 11 anos, quando escreveu um artigo sobre o pardal albino. Forma-se em Biologia aos 21 anos e no seguimento do seu interesse pelo estudo dos moluscos do museu onde trabalhava, obtêm o grau de Doutor em Zoologia aos 22 anos. Na Universidade de Zurique, onde dava aulas, interessa-se por psicologia e psiquiatria e muda-se para França, para trabalhar na instituição para rapazes de Binet, onde começa a fazer estudos experimentais acerca do desenvolvimento intelectual da criança, através dos testes elaborados pelo seu colega. Em 1921 foi director do Instituto Rousseau em Geneva. Em 1923, com 27 anos, casa e tem 3 filhas, que contribuíram para o seu estudo sobre o desenvolvimento intelectual, publicando nesse ano o seu primeiro livro sobre psicologia do desenvolvimento ”A linguagem e o pensamento da criança”. Ao longo da sua vida escreveu mais de 100 livros e artigos, participou em congressos e debates públicos em todo o mundo, morrendo a 16 Setembro 1980.
Apesar da sua investigação e dos seus estudos serem de carácter científico, plenamente comprovados, ele nunca foi um pedagogo nem determinou um método de ensino, mas a sua contribuição para o desenvolvimento cognitivo foi de tal importância, que muitas escolas e institutos, utilizam a sua teoria na aplicação de métodos pedagógicos educativos.
Durante o sec.XX surgiram várias teorias que contribuíram para explicar o desenvolvimento humano e que foram importantes para psicologia do desenvolvimento, como as teorias psicanalíticas de Freud e Erikson, o behaviorismo de Loche e a teoria humanista de Maslow. Mas foi com Piaget e a teoria cognitiva, que foi explicada a evolução da inteligência e do conhecimento no ser humano e nomeadamente nas crianças. Baseado no método científico, Piaget elaborou a sua teoria com base na observação e diálogo com crianças, tendo sido comprovadas, com experiencias que realizou com elas. Piaget assenta a sua teoria na teoria evolucionista de Darwin, tendo em conta os factores hereditários, o facto de as pessoas serem todas diferentes e que a evolução biológica depende da adaptação ao meio ambiente envolvente. Assim determinou que o desenvolvimento cognitivo está ligado ao desenvolvimento biológico. Assim é o próprio indivíduo que constrói o seu próprio conhecimento, que depois o utiliza para agir sobre a realidade, modificando-a. As pessoas no seu quotidiano, passam por muitas situações novas ao qual precisam de se adaptar (estruturalismo) e é nessa adaptação que se desenvolve o conhecimento (construtivismo). A adaptação é assim uma aprendizagem que começa por assimilar a informação (novos dados experienciados) – assimilação. A mente vai trabalhar essa informação de acordo com as influencias que o meio envolvente exerce e acomoda a informação – acomodação. Para que essa adaptação seja feita de forma equilibrada e provida de sentido, i.e, que a percepção que uma pessoa tem da realidade e a própria realidade sejam semelhantes e que perante novas situações seja capazes de agir mediante a experiencia anterior, seja capaz de compreender e interpretar a realidade, é necessário haver um equilíbrio entre a assimilação e a acomodação, que é a equilibração. Assim o desenvolvimento do conhecimento é feito progressivamente e por estádios sequenciais e de complexidade acrescida, sem retorno de estádio e são vividos de diferentes maneiras pelos indivíduos.
Desta forma Piaget provou que o conhecimento não é inato, mas resulta da interacção do individuo com o meio envolvente e quanto maior é essa interacção maior é o seu conhecimento.
“Nasceu gente é inteligente” Jean Piaget
Bibliografia e webgrafia:
- Darwin [online]. Texto da UC de Psicologia do Desenvolvimento. UAb, 2011
- Texto 2 A Natureza do desenvolvimento humano [online] da UC de Psicologia do Desenvolvimento. Universidade Aberta, 2011
- Tavares et al. (2007). Manual de Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem. (pp11-43) Porto: Porto Editora.
- A Brief Biography of Jean Piaget (online) disponível em http://www.piaget.org/aboutPiaget.html [acedido em 30/03/2011]
- Quem é Piaget? (online) disponível em http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/seminario/piaget/biografia.htm [acedido em 30/03/2011]
- Jean Piaget e o Construtivismo (online) disponível em http://psicdesenv.webnode.com.pt/temas/personalidades/jean-piaget/ [acedido em 30/03/2011]
- A Teoria Cognitiva (online) disponível em http://www.infoescola.com/educacao/teoria-cognitiva/ [acedido em 31/03/2011]
Sem comentários:
Enviar um comentário